![Pina Santos trabalha desde cedo ao lado da mãe, também baiana de acarajé. (Foto: Denise Paixão/G1)](http://s2.glbimg.com/DkM2IdBYq5bnIA4HOzY1RBjY-hg=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/01/07/dscn5789.jpg)
Celebrado na quarta-feira, 25 de novembro, o Dia da Baiana de Acarajé terá uma comemoração especial em Salvador. A tradicional missa que será celebrada pelo padre Lázaro pedirá união de todos pelo fim da violência contra a mulher. Em seguida, um cortejo laranja tomará as ruas do Centro Histórico de Salvador. A concentração das baianas será às 9h, no Largo do Pelourinho, e a missa terá início às 10h, e o trajeto seguido das atividades culturais e do almoço será a partir das 11h.
As baianas firmaram parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), aderindo à Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que será lançada durante a comemoração das baianas. O cortejo ganhará um novo tom, a cor laranja, paAlgumas baianas que participarão da missa na Igreja do Rosário dos Pretos, do trajeto que sai da igreja em direção à Praça da Cruz Caída, e das atividades no Memorial das Baianas, estarão com saias e torços na cor laranja, que é mundialmente utilizada para remeter à causa e gerar o debate e a reflexão da sociedade sobre o tema. A Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, e a Desembargadora Nágila Brito, marcarão presença nas atividades.
Campanha
Com início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e fim no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha é uma mobilização mundial, que acontece anualmente. O Poder Público e diversos atores da sociedade civil atuam de forma engajada durante o período, lutando pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.
A primeira edição aconteceu em 1991. Atualmente, mais de 160 países participam do movimento, que tem como objetivo apresentar dados, debater o assunto e lutar pelo fim da violência sofrida por mulheres de todo o mundo.
Na Bahia, a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começou no dia 20 de novembro, já que no Brasil, o início é antecipado para o Dia Nacional da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário