quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A LEITURA DEIXA O CÉREBRO AFIADO!

Literatura de ficção para um cérebro afiado! 


Histórias de ficção trazem novas visões de mundo, permitem a exploração de possibilidades que a vida real e concreta muitas vezes não permite. Por exemplo, em um romance de época você acaba conhecendo como as pessoas pensavam naquela época, quais eram os costumes, e compara com o que fazemos hoje. Excelente exercício de pensamento crítico!
Pensando nisso, o pesquisador Gregory Berns se fez uma pergunta:

Como uma história atua no cérebro das pessoas?

literatura-ficcao
Em uma pesquisa que durou 19 dias, ele analisou 21 estudantes. Nos primeiros 5 dias os alunos não faziam nada de diferente, apenas ressonância magnética diária. A ideia era se obter uma base do funcionamento normal do cérebro deles. Já nos 9 dias seguintes eles leram toda noite um trecho do livro “Pompéia”. Para ter certeza de que os alunos leram o livro, era aplicado um teste: os alunos liam o livro a noite, dormiam, e realizavam o teste pela manhã.
Na fase final da pesquisa, eles passaram novamente 5 dias sem leitura, para verificar se as possíveis mudanças decorrentes da leitura eram permanentes ou não.

Resultado

A ressonância mostrou que naquele período de 9 dias desde o início da leitura o cérebro dos participantes teve uma atividade muito maior, principalmente em duas áreas: a área da linguagem e a área motora. Na área da linguagem é um resultado até que esperado, certo?
Mas, o mais surpreendente foi a ativação da área motora. Eles atribuíram isso a imaginação: durante a leitura enquanto você esta imaginando a história na sua mente e o seu cérebro acaba simulando as sensações e ativando a área motora também.
Além disso, os 5 dias após as leituras sugerem que as mudanças provocadas nessas áreas sejam permanentes, ou pelo menos, que duram por um período maior que aquele que dedicamos ativamente a leitura.

Mais motivos para ler ficção

literatura-ficcao-
A leitura de ficção traz diversos benefícios adicionais, entre eles a redução do stress, uma vez que ela é fonte de entretenimento. A leitura também proporciona uma melhoria na área da memória, pois você está colocando seu cérebro para trabalhar a imaginação, fundamental para a memorização de longo prazo.
O processo de envelhecimento reduz pouco a pouco nossas habilidades cognitivas, entretanto essa perda pode ser recompensada com atividades intelectuais estimulantes, como uma boa leitura de ficção.

Mais engajamento, mais aprendizagem

Uma outra pesquisa feita por Natalie Phillips quis ver qual o papel da atenção nas modificações que a leitura faz no cérebro. Ela comparou uma leitura dispersa com uma leitura mais engajada, onde você se emociona com o personagem e entra para valer na história. A conclusão da pesquisa foi que aquela leitura dispersa não aumenta muito a atividade cerebral, logo você só está gastando tempo.
Entretanto, aquela leitura que você se engaja verdadeiramente na história faz você aumentar sua atividade cerebral de maneira significativa. Ou seja, aquela leitura que desperta mais o seu interesse, que mais envolve você,  é justamente aquela que vai trazer maiores benefícios! É ou não é uma ótima notícia? 😀

2 sacadas adicionais

Multitarefa não é legal – Já está mais do que provado que a multitarefa é uma coisa extremamente danosa para aprendizagem.  Além disso, ela tira o prazer da sua leitura e prejudica a utilidade dela para o seu cérebro. Então quando você for ler, mergulhe na sua leitura!
Ponha sua Leitura a prova – O fato de saber que você vai ter que testar sua leitura faz você começar automaticamente a prestar mais atenção na atividade. E como trazer isso para a nossa vida? Escreva um resumo em um blog, conte a história na mesa do jantar, comente em um fórum ou grupo de leitura na sua rede social favorita. Qualquer atividade é válida para estimular seu cérebro a prestar atenção.
Respeite suas preferências – Ao se orientar por aquilo que mais agrada você, você aumenta a motivação para ler e a probabilidade de continuar lendo.
E você, como andam os seus hábitos de leitura? Comente abaixo como essas dicas podem ajudar você a ler mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário