quinta-feira, 22 de outubro de 2015

COCA-COLA 3.0

O Marketing da Coca-Cola 3.0


A Coca-Cola lançou recentemente a PlantBottle, a primeira pet à base de material vegetal. Eu diria, que é mais uma ação revolucionária da Coca. Uma embalagem que conseguirá reduzir a dependência da empresa em relação aos recursos não-renováveis.

Falando na embalagem, a pessoa que comprar a Coca PlantBotle vai saber que está de alguma forma contribuindo para o bem do planeta. Além de saciar suas necessidades fisiológicas, saciará também suas necessidades "humanísticas".

Eu sou muito fã da Coca-Cola, não apenas por ser mais um viciado nela e nem por ser, talvez, a minha unica salvação em dias ressaca, mas pela Marca que ela é no mundo.

Abrindo um ( ) para que no passar das linhas, fique mais claro:


(Segundo Kotler, no marketing 3.0, uma vez bem sucedida, a marca deixa de fazer parte da empresa. As empresas que o adotam precisam se acostumar com o fato de que é quase impossível exercer controle sobre a marca. As marcas pertencem aos consumidores. A missão da marca agora passa a ser missão deles. O que as empresas podem fazer é alinhar suas ações com a missão da empresa.)
Todo estudante de administração, marketing ou publicidade deve conhecer o estudo de caso da New Coke (coca-cola), né?


 

In short, foi um produto novo, que a Coca lançou. Mesmo com milhões e milhões de pesquisas nas quais pré-consumidores adoraram o novo sabor, em menos de três meses ela foi retirada do mercado, devido a uma reação violenta dos consumidores.

O que aconteceu??! Pesquisas de mercado, teste de sabor e inteligência de mercado não servem pra nada!? Os entrevistados eram mentirosos??!!

Não!!

Os consumidores da Coca estavam (e ainda estão) tão ligados com a sua marca, sua missão e sua fórmula secreta que era quase uma traição trocar a coca por uma "nova coca" apenas pelo seu gosto.

A marca estava tão inserida nos valores da sociedade americana que era impossível trocá-la.

Não entendeu ainda!? Vamos aos parênteses novamente:
(Segundo Kotler, no marketing 3.0, uma vez bem sucedida, a marca deixa de fazer parte da empresa. As empresas que o adotam precisam se acostumar com o fato de que é quase impossível exercer controle sobre a marca. As marcas pertencem aos consumidores. A missão da marca agora passa a ser missão deles. O que as empresas podem fazer é alinhar suas ações com a missão da empresa.)
Esse erro, em verdade, foi uma lição. A Coca-Cola está muito no marketing 3.0. E ela, além de matar minha sede nas manhãs de ressaca, é também para mim e para todos os consumidores, um símbolo de felicidade, um produto especial. 




Vejamos: o patrão e seu motorista, ambos bebem Coca-Cola. E não importa quanto dinheiro você tenha, não conseguirá comprar uma Coca-Cola melhor que a de ninguém.


É isso que a torna especial e que a tornou desde de sempre... (Os americanos da recessão que podem dizer melhor!)


Mas... voltando a minha propaganda inicial. Até as suas inovações, como a Coca-Cola Plant Bottle está dentro do marketing 3.0. Vejamos:


Primeiro, ela não está mudando o seu gosto, a sua cara, a sua missão... Ela continua a mesma Coca-Cola que eu e você gostamos de defender.
Segundo, ela está apelando para os valores mais intrínsecos dos seus consumidores, nesse caso, os de ajudar o mundo. Você se sentirá quase como um Bono, quando estiver andando na rua tomando essa coca. Tome cuidado para o GreenPeace não te contratar! Rs... (sim, eu tinha que estragar!)

E veja, para enfim terminar.. O "como" o marketing 3.0 faz sentido: No atual momento social, informativo, colaborativo, tecnológico, futurístico, sustentável, capitalista e humanista em que estamos inseridos. Pergunto "retoricamente":

O que te dá mais vontade de contar para alguém: uma nova bebida que você tomou e que têm um gosto excelente ou uma bebida que você comprou que a sua embalagem é feita de material reciclável? OU... em qual dessas situações você daria RT?! 

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